Com foco em exportação de cosméticos e moda, “Elas Exportam” forma segunda turma de empresas lideradas por mulheres
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), encerraram, nesta semana, a segunda edição do Elas Exportam, realizado ao longo do primeiro semestre de 2024. O programa, que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, contou com a participação de 30 pares de mentoras e mentoradas dos setores de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil.
No evento de encerramento, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destacou o compromisso da Pasta com a promoção da equidade de gênero no comércio. “Temos a responsabilidade de garantir que mais pessoas se beneficiem do comércio exterior. As exportações podem contribuir muito para o empoderamento econômico das mulheres. O programa ajuda a transformar esse potencial em negócios”, afirmou.
A gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, também comemorou o sucesso da iniciativa. “O número significativo de empresas lideradas por mulheres que se inscreveram para esta edição (366) comprova a relevância e o impacto positivo do programa. O Elas Exportam é parte de uma jornada contínua de capacitação e crescimento", disse. Ela anunciou que a terceira edição já está em preparação, e atenderá número ainda maior de empresas. "As participantes terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em ações de promoção comercial, como o próximo Programa Jornada Exportadora: Edição Chile, que ocorrerá no próximo mês”.
Com foco setorial, os produtos das mentoradas da segunda edição eram moda praia, vestuário, tecidos, acessórios, cosméticos convencionais e veganos, sabonetes, aromatizadores e extratos vegetais. Empresas de diferentes partes do Brasil participaram do programa, mostrando o alcance nacional.
Fonte: GOV.BR