Conheça os Custos para Importação e como influenciam no valor final
A importação é fundamental para o aquecimento do mercado nacional, trazendo maior competitividade aos valores de produtos. Mas para que isso ocorra é necessário ficar atento no processo de compra.
Todos os produtos importados sofrem com determinados tributos, e com a variação de alíquotas crescentes no país, o empreendedor precisa ter um cuidado redobrado para que o preço final das tributações não extrapole o orçamento.
Para que você entenda melhor e tenha resultados positivos com a importação, trouxemos esse artigo. Continue nos acompanhando!
Conheça a fundo a importação
Os custos da importação são de grande relevância, já que afetam diretamente a lucratividade do seu negócio. Por isso, entender a fundo o processo e custos é necessário.
Antes de iniciar, sua empresa necessita estar cadastrada no RADAR, esse registro te dará acesso ao Sistema Integrado do Comércio Exterior, que é o responsável por controlar as operações de importação e exportação.
É necessário a Declaração de Importação, um documento que será preenchido quando houver solicitação de compras em outros países. Além da Licença de Importação, caso o produto importado necessite.
Vem entender os Custos
Antes de qualquer importação, você deve analisar o produto. Já que cada uma delas tem suas especificações a serem observadas. O custo da matéria-prima ou do produto pronto em seu país de origem é o primeiro repasse ao importador.
Depois temos os custos com impostos, o mais complicado. Já que se divide em categorias federal, estadual e municipal, além de subcategorias definidas de acordo com os produtos.
Temos como exemplo:
? Imposto de importação, que pode chegar a 60% do valor da importação.
? IPI, é aplicado sobre produtos industrializados e sofre variação anual
? ICMS, é um tributo estadual e também varia anualmente
? PIS/CONFINS, são contribuições federais e suas alíquotas variam de 1,65% a 7,6%
? FRETE INTERNACIONAL, é o valor pago para trazer algo de fora para o país.
Além disso, podemos citar as Despesas Aduaneiras, que varia com o volume de mercadorias importadas. E o seguro da carga, que não é obrigatório, mas é recomendado.
Benefícios Fiscais
Não se assuste, além das cobranças tarifárias nosso governo é conhecido pelos incentivos à importação. Através de benefícios fiscais, reduzindo ou até mesmo isentando de taxas a serem cobradas.
Se aproveitando desses recursos, você poderá reduzir os custos dos seus produtos e aumentar os lucros. Mas para que consiga utilizar isso, é necessário um apoio jurídico e eficaz para que não ocorra irregularidades e acabe perdendo esses recursos.
Pensando em te ajudar, trouxemos soluções para essas situações burocráticas. Facilitando a sua entrada no mercado internacional, e entregando a sua empresa um diferencial competitivo. Fale conosco!