Funcex Inaugura nova fase em São Paulo e mostra Inovação em sua forma de atuar
A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), com sua matriz no Rio de Janeiro, anuncia uma nova atuação a partir da unidade situada na capital paulista, marcando um passo significativo na expansão de suas atividades educacionais e de pesquisa que nessa fase deve considerar as demandas dos segmentos industriais e as ações e apoio a serem aplicadas conforme o que for estabelecido mutuamente.
Após uma série de negociações entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a Funcex estabeleceu uma parceria estratégica com a Think Global, uma organização renomada pela sua experiência acumulada em internacionalização.
Antônio Carlos da Silveira Pinheiro, presidente da Funcex, destaca a importância de São Paulo no cenário nacional e internacional: “Assim como o Rio de Janeiro é o ícone internacional do Brasil, São Paulo é onde tudo acontece. Não podemos ignorar este fato na era digital.”
Soluções inovadoras para as indústrias
Miguel A. Von Rechberg Lins, vice-presidente da Funcex, é o principal responsável pela nova iniciativa. “Nosso objetivo é oferecer soluções inovadoras para as indústrias, cujas matrizes, sejam elas empresas ou entidades, estão na ‘Terra da Garoa’. Queremos renovar a dinâmica da educação em comércio exterior.”
A Funcex apresenta uma nova abordagem didática, liderada por Rodrigo Solano, Mestre em Comunicação e especialista em Marketing Internacional e Semiótica Psicanalítica. Com um MBA e formação em Administração e Comércio Exterior, Solano assume a Superintendência Regional São Paulo para Desenvolvimento e Capacitação & Ensino da Fundação.
Solano comenta sobre a nova linha editorial da Funcex: “O título ainda é um segredo, mas adianto que a função da nossa produção vai além dos livros didáticos tradicionais. Planejamos a cultura digital conforme sua rápida evolução e nos posicionamos de forma única no mercado.”
A nova produção da Funcex fará parte de uma coleção que abre espaço para futuras publicações de fornecedores de soluções práticas que complementem as capacitações dinâmicas envolvendo vários setores, elaboradas com o intuito de oferecer materiais concisos e relevantes para o setor.
Solano ressalta que o estabelecimento em São Paulo é essencial para a dialética interssetorial que acaba abrindo liderança nas ações inovadoras. Caso a estratégia não seja replicada para outras regiões do país, com destaque à Amazônia, as diferenças socioeconômicas tendem a aumentar e reforçar o Slogan de “Nom Duquor Duquo” (expressão latina inserida no brasão da cidade de São Paulo, literalmente “Não sou conduzido, conduzo”).
Contudo, para levar a cultura internacional para diversos lugares do país são necessários estudos de reconhecimento cultural, das cadeias produtivas e conduzir consultores mais especializados.
O vice-presidente, Lins lembra que, caso haja interesse imediato também divulga uma oportunidade que ainda está no forno e pode ser lançada no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex, promovido anualmente pela Associação de Comércio Exterior do Brasil, AEB) por exemplo, já com a participação do órgão apoiador.
O time está preparado para desenvolvimentos, sobretudo na Amazônia, sem descartar outras regiões, sem restrições de replicar o conhecimento com métodos diferenciados.
Próximas Ações
Leandro Joia, o recém-nomeado Superintendente Regional de São Paulo – Operações & Capacitação, tem uma agenda cheia pela frente. Uma de suas primeiras iniciativas é organizar uma reunião com as lideranças industriais da região para discutir suas necessidades de capacitação.
Essa reunião terá por objetivo alinhar as demandas das indústrias com as ofertas de cultura tridimensional, um conceito que será detalhado no próximo lançamento da editora Évora. Por Último, Joia realça “Como já fui consultor do Peiex tenho a clara visão que são capacitações de naturezas bem distintas, mas sem sombra de dúvida, complementares”.
A Funcex tem um papel crucial nesse cenário. Com o objetivo de desenvolver atividades em comércio exterior, a Fundação se dedica a pesquisas, estudos e formação de pessoal especializado. Seus serviços técnicos são essenciais para órgãos e empresas que buscam aprimorar suas competências no comércio internacional.
A Fundação também se destaca por seus meios de comunicação e publicações. Entre eles estão o EREVCB, que traz discussões de autoridades sobre temas relevantes; a série “Negócios Internacionais em Foco”, que destaca tendências e insights do comércio global; e a Funcex Data, uma agência de notícias própria que é referência em produção estatística.
(*) Com informações da Think Global