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Dicas

Importação de cosméticos: oportunidades no setor e como funciona

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No Brasil, a importação de cosméticos é de grande importância para a economia do país. Em função do grande mercado da beleza e do cuidado pessoal, o Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos do mundo (dados 2024), perdendo apenas para os Estados Unidos (só a América do Norte, em 2020, representou 24% do mercado global de cosméticos), China e Japão de acordo com os dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Assim, este se coloca entre os maiores consumidores de produtos cosméticos, contudo, muito da produção mantém-se a base de inovações e marcas internacionais, fortalecendo as importações. 

 

Em 2024, o mercado brasileiro de cosméticos movimentou cerca de US$27 bilhões. Todavia, dados apontam que até 2027 o mercado de beleza e cuidados pessoais brasileiro pode crescer até 7,2% ao ano, alcançando a margem de US$40 bilhões. Outros dados apontam que o Brasil cresceu 12,7% entre os anos de 2022 e 2023, o que é muito maior que o restante do mundo, ao qual este chegou a 9,3% de crescimento no mesmo período. 

 

E para entendermos melhor essa estatística, o Sebrae anunciou que entre janeiro a setembro de 2024, mais de 170 mil pequenos negócios focados na beleza foram abertos no Brasil, ou seja, estamos em crescimento constante deste mercado tão cobiçado no país. 

 

Além dessa enorme abertura de novos negócios, pode-se destacar o público alvo consumista de cosméticos, a geração dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) que representam 36% dos consumidores globais de produtos de beleza. 

 

Vamos entender mais como funcionam as importações de cosméticos? Que tal um cafezinho? Boa leitura! 

 

Cosméticos: Por que importar?

 

Com os dados apontados anteriormente, vimos que o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de cosméticos, ficando em quarto lugar no consumo mundial. Assim, quando falamos em importação lembramos que a inovação anda de mãos dados com o mercado, quando importamos colocamos uma variada linha de produtos competindo através da inovação e tecnologia.

 

Além disso, não podemos deixar de destacar os preços competitivos, quando desenvolvemos um fornecedor no exterior buscamos, além da alta qualidade do produto, preços mais competitivos para a introdução no mercado interno. Contudo, tudo depende do posicionamento da empresa, muitas optam por produtos mais caros para atingir determinado nível social, e outras por produtos mais baratos para outras classes econômicas, tudo depende de como sua empresa está colocada no mercado nacional. 

 

Finalizando, muitas marcas internacionais tem como base a sustentabilidade e cruelty-free, ou seja, não testam os produtos em animais, ou ainda tem ingredientes veganos por exemplo, então quando fazemos a importação desses produtos, conseguimos alinhar com o estilo de vida de determinada população, que consome e muitas vezes não tem tanta visibilidade no mercado nacional.

 

Cosméticos: Quais são as oportunidades no setor?

 

O setor de cosméticos está cheio de oportunidades! Quando falamos em cosméticos, acabamos associando com o uso de maquiagem, todavia, o autocuidado está cada vez mais em alta. A longevidade e a prevenção são prioridades para os consumidores. 

 

O setor de beleza se reinventa rapidamente, inovações tecnológicas, novos comportamentos de consumo e uma crescente demanda por produtos que combinem saúde e sustentabilidade, como produtos que ajudam a manter a saúde da pele e do cabelo a longo prazo, aumentam as oportunidades no setor. Cada vez mais os consumidores querem soluções eficazes e simples para as práticas diárias.  

 

A alta demanda por produtos internacionais está se destacando nesse setor, como enfatizado anteriormente, produtos naturais, veganos, produtos cruelty-free estão sendo cada vez mais procurados pela população. 

 

Outra oportunidade de importação que está em alta são os skincare coreanos, que se mostraram uma febre entre a população jovem. A K-Beauty se tornou uma obsessão no Ocidente e está chegando com força no Brasil, as buscas por expressões como skincare coreano, aumentaram 247% em um ano. Com uma projeção de crescimento de 11% ao ano, todos almejam a pele de “vidro” que estes produtos prometem proporcionar. 

 

Homens também estão aumentando seu consumo em cosméticos. O Brasil ocupa a segunda posição no mercado mundial de fragrâncias, produtos masculinos e desodorantes, que corresponde a 13% do mercado global de cosméticos. Além disso, a maquiagem masculina é um mercado em crescimento, pois cada vez mais os homens buscam melhorar a aparência e disfarçar imperfeições. 

 

Clubes de assinaturas e kits aos quais os consumidores recebem mensalmente produtos de beleza e cuidado também se tornaram um nicho de mercado em crescimento. A personalização e produtos exclusivos aumentam a fidelidade dos clientes nesse tipo de venda. 

 

Por fim, não podemos deixar de pontuar o aumento do número de salões de beleza, barbearias e clínicas de estética no Brasil, tornando-se uma ótima oportunidade a ser explorada, os dados do Sebrae indicam o crescimento destas empresas que anualmente nos surpreendem. 

 

Cosméticos: Como funciona a importação?

 

A importação de cosméticos é um pouco delicada, precisamos ter atenção em vários pontos, pois existem regras específicas que devem ser respeitadas no território brasileiro, segue passo a passo da realização do processo:

 

  1. Buscar um fornecedor confiável que está devidamente registrado em seu país de origem, com todas as certificações exigidas para operar legalmente;

 

  1. Realizar a classificação correta do produto (NCM) para verificar se é permitida a importação desse produto no Brasil, um dos passos mais importantes, e verificar quais são as licenças necessárias para trazer este produto;

 

  1. Conhecer a RDC 81 da Anvisa, que regula a importação de cosméticos, além da cartilha/manual da Anvisa com o passo a passo para as importações;

 

  1. Realizar registro ou notificação na Anvisa, este passo é importantíssimo para os importadores, muitas vezes o cosmético tem algum componente que é proibido no Brasil, inviabilizando toda a importação, então o registro ou notificação, conforme cada produto necessita, é obrigatório para realizar o processo desses. Além do mais, sabemos que alguns tipos de ingredientes podem afetar a população negativamente, como exemplo pode-se citar as pomadas de cabelo que estavam causando lesões oculares e forte ardência nas pessoas que estavam utilizando, por isso, todo o cuidado é pouco;

 

  1. Se atentar às exigências de embalagem e rotulagem, estas devem contemplar nos rótulos a composição química do produto em língua portuguesa, de acordo com a RDC nº 646/2022. Além disso, precisamos pontuar as informações mínimas para a entrada de cosméticos no Brasil de acordo com a RDC nº 81/2008 e alterações;

 

  1. Obter as licenças necessárias, conforme a exigência na classificação fiscal do produto, e os documentos originais emitidos pelo exportador;

 

  1. Realizar o processo logístico;

 

  1. Com todos os documentos em mãos, e sabendo do que é necessário, realizar o desembaraço da mercadoria assim que o produto chegar no país, cumprindo todas as exigências técnicas e fiscais;

 

  1. Receber o produto e começar a comercialização!

 

Assim, vemos que o processo é um tanto delicado, mas não se preocupe, nós da HKTC podemos lhe ajudar em todas as etapas do seu processo de importação, para garantir que seu produto chegue em segurança cumprindo todas as normas exigidas pela Anvisa.

Conte conosco! 

 

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