Navio com 51 metros de largura
O Porto Itapoá recebeu a embarcação mais larga a atracar no terminal desde o início das operações, em 2011. A manobra do navio com 51 metros de “largura de boca”, na semana passada, será utilizada como base experimental para a homologação do parâmetro para a navegação da baía da Babitonga. Conforme o porto, se for concedida a homologação em análise, o canal externo da Babitonga, usado para o acesso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, terá autorização para receber cargueiros de maior porte.
O navio com maior largura a ter atracado no navio CMA CGM Búzios, com 336 metros de comprimento. “O sucesso da operação mostra a capacidade da nossa baía em receber grandes embarcações de forma segura e eficiente”, afirmou o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.
Em outra iniciativa, o governo do Estado tem plano para aprofundar o canal externo, com ampliação do calado de 14 para 16 metros, permitindo, portanto, embarcações de maior porte. Neste momento, o porto de São Francisco do Sul está buscando uma fonte de recursos para bancar as obras, estimadas em R$ 300 milhões. Parte dos sedimentos a ser retirada com a dragagem será usada no alargamento da praia de Itapoá.
Fonte: https://www.nsctotal.com.br/