Principais erros que podem ocorrer no processo de Importação

Empresas que realizam importação, tem consigo um diferencial gigantesco no mercado. Mas para que isso não ocorra de forma desastrosa, são necessárias estratégias e conhecimento.
Só o fato de não ficar atento aos procedimentos, e realizá-los de forma incorreta pode causar consequências desastrosas. Não é difícil encontrar casos como esse, onde a empresa sofreu com multas, atrasos e dificuldade na liberação de mercadorias na alfândega.
Entendemos que o processo de importação é burocrático e para te ajudar trouxemos os 3 principais erros nas importações. Confira!
1. O NCM feito de forma incorreta
Conhecida também como Classificação Fiscal, a NCM é fundamental para uma importação bem feita. Como já explicamos anteriormente, a observação do produto importado é necessária para observação das tarifas a serem aplicadas.
Devendo seguir as nomenclaturas definidas comumente para todo o Mercosul de forma correta. Pois se for verificada qualquer incoerência no código utilizado haverá a desclassificação fiscal, multa de 1% sobre o valor do produto e taxação de lançamentos passados com código incorreto.
2. Erros de procedimentos
As normas relacionadas à importação são diversas, mas suas especificações de procedimentos são claras. Por esse motivo, é necessário cumprir cada uma delas evitando prejuízos.
Conhecer previamente os produtos que necessitam de licença, e qual órgão é o responsável por essa concessão de autorização. A também erros no tratamento fitossanitário na embalagem, que seriam necessários para o transporte de mercadorias maiores, podendo ser autuado pelo MAPA.
Existem muitos outros processos e leis a serem respeitados, e são muitas vezes burlados por “amadores”, que no fim acabam se deparando com consequências negativas ao seu negócio.
3. Não contar com um profissional especializado
Para evitar qualquer tipo de falha no processo, é necessário o apoio de um profissional especializado. E muitas vezes a falta desse profissional causa prejuízos catastróficos para o seu negócio.
Por ser um processo burocrático especificado em leis e sofrer com mudanças que precisam de um conhecimento aprofundado para compreender, investir em um profissional que servirá de apoio é a melhor solução.
Por isso, antes de exportar qualquer produto conte com o nosso apoio. Nós da HKTC, somos especialistas em processos de importação. Entregando para o seu negócio todo o apoio para um investimento sem risco.