A Importação do Chocolate
A simbologia desta tradição surgiu no final do século XIX na Europa, em formato de um ovo por estar relacionado ao renascimento. Passou a ser feito do chocolate devido ao período de jejum, considerado pelo cristianismo como “quaresma”, quando abriam mão de ingerir laticínios e tinham o costume de ter uma alta demanda de consumo dos ovos de galinha e presentear seus próximos com esses ovos. Surge a partir desta tradição, a criativa ideia de confeccionar ovos de chocolate para presentear.
Para a produção desse item , conhecido por muitos como “comfort food” por nos gerar os sentimentos muitas vezes de conforto, de alegria e de alento, tem como produto essencial o cacau. Atualmente seus maiores produtores estão no Brasil.
Para a importação do chocolate é necessário o pagamento dos impostos estabelecidos para importação: o Imposto de Importação (II), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Taxa Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, além da Contribuição ao PIS/Pasep e à Cofins.
O importador deverá obter uma Licença Sanitária, emitida pelo município e uma Autorização de Funcionamento de Estabelecimento (AFE) emitida pela ANVISA, bem como, licença de importação, requisitos sanitários, rotulagem e embalagem.
Por tratar-se de produto destinado ao consumo humano, o chocolate está sujeito à Licença de Importação não-automática de pré-embarque, atendendo todas as exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.
Portanto para o sucesso do seu empreendimento, escolher a empresa certa e com conhecimento no assunto é essencial. A HKTC do Brasil além, possuir certificação ANVISA, conta com profissionais altamente qualificados e, em constante aprimoramento, Tudo para garantir que a necessidade do nosso cliente seja atendida.
Por: Danielle Oliveira
Auxiliar Administrativo
HKTC do Brasil S/A
#food #sucesso #importacao #exportacao #comex #hktc #chocolate