Você sabe o que é Sourcing no Comércio Exterior?
Sourcing é uma estratégia bem comum na importação, que envolve a busca de fornecedores internacionais para se obter produtos que não estão disponíveis no mercado nacional, ou para obter melhores preços e qualidades.
O sourcing pode ser feito direto com o fornecedor, ou através de intermediários, que englobam negociadores internacionais ou trading companies, que é o caso da HKTC do Brasil.
E qual a principal vantagem do sourcing para os importadores?
É a possibilidade de importar produtos de qualidade a preços mais competitivos, com isso se obtém aumento da margem de lucro e aumento da competitividade da empresa importadora no mercado nacional.
Além disso, essa estratégia também permite que as empresas acessem novos mercados e diversifiquem suas fontes de suprimento, tendo como disponibilidade mais de uma opção.
No entanto, o sourcing também requer atenção e experiência de mercado, pois apresenta desafios como: diferença cultural e linguística, fuso horário, distância geográfica, logística, entre outros. Está sujeito a regulamentações e leis específicas, tarifas alfandegárias, impostos e restrições de importação.
Nesse caso, para ter sucesso em uma estratégia de sourcing, as empresas precisam ter experiência e estar familiarizadas com as leis locais e com as práticas de negócios dos fornecedores estrangeiros.
Por fim, é de suma importância buscar empresas adequadas e profissionais experientes para ajudar de forma eficiente a fazer negociações seguras. Dessa forma, é certo, obter resultados satisfatórios e de excelência, e não correr riscos de prejuízos nas operações.
Por Amanda Machado, Executiva de Negócios na HKTC do Brasil S/A