A importância do marketing digital nas empresas
Para comercializar ou divulgar seus produtos e serviços, é importante que as empresas lancem mão do marketing digital, as ações que usam a internet ou outros meios digitais.
E para entregar valor ao cliente, o primeiro passo é conhecê-lo. Seja no mercado nacional ou internacional, é papel das empresas de Comércio Exterior conhecer seu público, sua cultura, seus costumes e principais problemas que enfrenta. Ainda mais no pós-pandemia quando muitas empresas se viram motivadas a mudar as estratégias de marketing, seus métodos de venda e de abordagem aos novos clientes e de comunicação e oferta de produtos que atendam às necessidades do público.
E em se tratando de trabalhar com o novo tipo de marketing, vale lembrar que o mesmo exige pesquisa, produção, publicação, propagação, personalização, além de um bom planejamento integrado ao plano de marketing, comunicação e planejamento estratégico da empresa.
Fazer marketing digital também demanda equipe engajada e preparada, pois, é necessário desdobrar-se para estabelecer um canal eficiente de relacionamento com clientes atuais, construir relacionamentos com novos clientes, divulgar a empresa e os seus produtos e ampliar vendas.
A decisão de implantar o marketing digital é facilitada pelo leque de opções que conta com blogs, sites e redes sociais, além de outros. Cada empresa adota as mais diferentes formas para garantir sua competitividade e projeção no mercado.
O importante é estar presente onde o mundo inteiro está, afinal, quem não é visto, também não é lembrado.
Por Edivanio Antonio, Diretor de Marketing na HKTC do Brasil S/A