A Páscoa do Cacau e suas exigências
Entra ano e sai ano, e a cada Páscoa o Cacau continua sendo o protagonista desse momento, seja in natura ou em sua forma processada, no tão delicioso e fascinante Chocolate.
Nesse cenário temos o Brasil como um dos maiores fornecedores de Cacau do mundo, sendo também um forte consumidor do produto em suas mais diversas ramificações, haja vista, a necessidade de importar de outros mercados para complementar a alta demanda interna.
Para lidar com as exigências do Comércio Exterior quando o assunto é Cacau e/ou Chocolate, nos deparamos com questões fiscais e outras demandas burocráticas, como pagamento de impostos, direitos e licenças de importação.
O órgão responsável pela análise e emissão de licença para a importação do produto é a ANVISA, por tratar-se de um item destinado ao consumo humano. Por essa razão, tratar-se-á de processo um tanto quanto complexo, em que a HKTC DO BRASIL S/A destaca- se no mercado, devido à segurança nos procedimentos junto aos órgãos reguladores e ao gerenciamento e domínio que a Trading detém na operação, aliando qualidade, agilidade e segurança para os clientes.
O processo de Comércio Exterior que envolve o cacau e/ou chocolate, conta com várias regras e regulamentos, desde as normas para rotulagem e embalagem, passando pelos trâmites de natureza fiscal e pelas normas sanitárias a serem adotadas na operação. Quando se trata de gêneros alimentícios, todo cuidado é pouco no tocante à fiscalização por parte da Receita Federal do Brasil, pelo fato de os Fiscais terem total discricionariedade para inspecionar quaisquer produtos alimentícios antes mesmo do seu desembaraço.
Por isso, não coloque à prova sua operação de #Comex. Conte com a expertise da HKTC DO BRASIL S/A, uma Multinacional com mais de 22 anos de atuação em Comércio Exterior e com foco na segurança de suas operações, contando, inclusive, como parte de sua operação, com TERMINAL LOGÍSTICO CERTIFICADO PELA ANVISA, EM ÁREA RETROPORTUÁRIA em Santa Catarina, há 28 km do Porto de Itapoá e, com isso, revista de total SEGURANÇA a sua operação em Comércio Exterior.
Por: Ana Elizabete
Analista Administrativo
HKTC do Brasil S/A