Mercosul completa 33 anos desde a sua criação.
No dia 26 de março comemora-se o dia do MERCOSUL e no ano de 2024 o Mercosul completa 33 anos desde a sua criação.
O dia do MERCOSUL comemora o nascimento do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), como um processo de integração dos países do Cone Sul. Este ato foi consolidado com a assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de marco do ano de 1991 pelos Estados Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Atualmente o pacto ampliou-se para mais além do aspecto comercial, gerando acordos sobre educação, trabalho, direitos humanos e saúde. Este pacto é uma figura que reflete a intenção de integração e unidade entre os países membros.
O que é o MERCOSUL?
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão.
Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português. A versão oficial dos documentos de trabalho será a do idioma do país sede de cada reunião. Desde 2006, através da Decisão CMC N° 35/06, foi incorporado o Guarani como um dos idiomas do bloco.
O MERCOSUL é um processo aberto e dinâmico. Desde sua criação teve
como objetivo principal propiciar um espaço comum que gerasse oportunidades comerciais e de investimentos mediante a integração competitiva das economias nacionais ao mercado internacional.
Como resultado, concluiu múltiplos acordos com países ou grupos de países, outorgando-lhes, em alguns casos, status de Estados Associados –é a situação dos países sul-americanos–. Eles participam de atividades e reuniões do bloco e contam com preferências comerciais com os Estados Partes. O MERCOSUL também tem assinado acordos de tipo comercial, político ou de cooperação com um diverso número de nações e organismos nos cinco continentes.
Desde seus inícios o MERCOSUL promove como alicerces da integração os princípios de Democracia e de Desenvolvimento Econômico, impulsionando uma integração com rosto humano. Em linha com esses princípios, acrescentaram-se diferentes acordos em matéria migratória, trabalhista, cultural, social, entre tantos outros a salientar, os quais resultam de suma importância para seus habitantes.
Esses acordos significaram a incorporação das dimensões Cidadã, Social e de Integração Produtiva, entre outras, para as quais, por um lado, foi necessário adaptar e ampliar a institucionalidade do bloco em toda a região, atendendo a demandas e aprofundando a participação efetiva da cidadania por diferentes vias; e por outro, teve de dotar-se de mecanismos de financiamento solidários próprios, tais como o Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), entre outros fundos.
Curiosidades sobre o MERCOSUL
Seu território tem uma extensão de 14.869.775 km², no qual convivem diversos ecossistemas, tanto continentais quanto marítimos, que possuem uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo.
Sua população ultrapassa os 295.007.000 de pessoas com uma diversidade formidável de povos e culturas.
Possui uma das mais importantes reservas de água doce do planeta: o Aquífero Guarani.
É a quinta economia do mundo.
Tem recursos energéticos imensos, renováveis e não renováveis.
Fonte: https://www.mercosur.int/pt-br/